quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Prefeitura de Novo Lino faz licitação “às escuras”

Política
Edital para concorrência não estava disponível para interessados; prefeito é acusado de intimidar adversários políticos

Da Redação 

Everaldo Barbosa já foi 
afastado do cargo por
improbidade administrativa

 Prefeitura de Novo Lino não deu publicidade ao edital de um pregão para locação de carros para as secretariais municipais que ocorreu no dia 7 de julho. Grupo de sindicalistas tentou ter acesso ao documento, mas teve pedido negado pela Comissão de Pregões e Lici-tações (CPL). No Dário Oficial do Estado de Alagoas foi publicado apenas o aviso do pregão, sem qualquer esclarecimento de como se daria o processo licitatório.

De acordo com o aviso publicado no DO, as informações sobre o pregão estariam disponíveis na sala da CPL. Mas integrantes do Coletivo Sindicalizado de Novo Lino, organização ligada ao Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), que foram ao local não tiveram acesso nem mesmo ao edital. Uma das funcionárias da CPL teria informado que o documento público apenas poderia ser entregue com autorização do prefeito Everaldo Barbosa e que a licitação ocorreria dentro de seu gabinete.


Só a declaração já comprometeria a lisura do processo, mas mesmo com as irregularidades, o pre-gão aconteceu com duas empresas desconhecidas. As propostas apresentadas tiveram preços similares e avaliam a locação dos veículos em cerca de R$ 1,5 milhão por ano. O curioso é que os documentos não especificam os tipos de veículo, a quantidade e nem mesmo quanto tempo irá durar o aluguel dos carros.

Após o pregão, o Coletivo Sindicalizado voltou a pedir cópias do edital e anexos da licitação, mas tiveram suas requisições negadas novamente. "Um dos funcionários do pre-feito chegou a tirar fotos da gente, em um sinal claro de ameaça", afirma um membro do grupo que pediu para não ser identificado. Os sindicalistas protocolaram denúncia no Minis-tério Público do Estado de Alagoas (MP/AL).

PERSEGUIÇÃO - Não é a primeira vez que aliados de Everaldo Barbosa intimidam opositores políticos. Diversas lideranças do MTL já foram publicamente ameaçadas por aliados do prefeito. O movimento rural fez boletim de ocorrência e entregou cópias para a Secretaria de Defesa Social, Ministério Público Federal e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas.
As perseguições estão se multiplicando até mesmo pelas redes sociais. Alguns jovens que fizeram críticas à gestão municipal em páginas de relacionamento na internet também estão sendo ameaçados pelos comparsas políticos do prefeito.

REINCIDENTE - No histórico de Everaldo Barbosa consta um afastamento do cargo após acusação de improbidade administrativa. Além disso, no começo do ano o MP/AL denunciou o prefeito pelo desvio de quase R$ 1 milhão através de procedimentos licitatórios fraudulentos.
Na investigação, foram encontrados documentos com fortes indícios de licitação com resultados já definidos. Em um dos editais havia inclusive um bilhete pedindo que as empresas rubricassem propostas pré-formatadas pela prefeitura. À época, o MP/AL pediu a condenação criminal e perda do mandato de Barbosa
.
Extra Alagoas - AL
27/07/2011 - 11:01

Nenhum comentário:

As mais Acessadas