quarta-feira, 9 de maio de 2012

Comissão de 100 tratabalhadores do MTL tem agenda com INCRA

Comissão de 100 trabalhadores do MTL discute pauta de desenvolvimento com Incra

Representantes de 12 assentamentos discutiram créditos, assistência Técnica, estradas, água, entre  outros.

 

Nesta quarta (9) cerca de 100 trabalhadores representando 12 assentamentos da região da Agrisa entre Flexeiras e São Luiz do Quitunde, coordenados pelo MTL, tiveram agenda para discutir as demandas que travam o desenvolvimento e a qualidade de vida das famílias assentadas. Por conta do tamanho da comissão, o atendimento foi no auditório do Walmap, no calçadão do centro de Maceió, onde funciona parte do órgão federal.

As famílias foram assentadas desde 2007, quando um bloco de mais de 20 mil hectares em terras das usinas (Peixe e Agrisa) situadas entre os municípios de Flexeiras, São Luiz do Quitunde e Joaquim Gomes, que faliram. Até então houve o parcelamento da terra, a Elaboração do Plano de Desenvolvimento do Assentamento (PDA) pelo Instituto Naturagro – plano que norteia todas as ações e intervenções do Incra, de assistência técnica, dos bancos e dos assentados.

Também estar em fase de construção de cerca de 350  habitações nos assentamentos coordenados pelo MTL e concluindo liberação de créditos para alimentação, compra de ferramentas, preparo de solo e plantio de lavoura de subsistência e pecuária de pequeno porte.

Os assentamentos merecem toda a atenção, pois movimentam a economia regional com a aplicação dos créditos e com a infraestrutura que atrairão para os munícipios que tiveram suas populações aumentadas, disse Rafael Simão Carlos, da coordenação do MTL. Depois da desapropriação há necessidade da presença das três esferas de governo e requer uma união de esforços, completou o líder.

São cerca de três mil pessoas e tem, além demandas para o Incra,  ações que só a prefeitura resolve como na  educação e saúde que vem verba  de Brasília para o município de acordo com o número de habitantes. A produção dessas famílias, mesmo com crédito limitado e carente de infraestrutura, está chegando às feiras dessas cidades gerando oportunidades e barateando o custo de vida na região. Só isso já valeu a pena; já fez a propriedade cumprir a função social – defendeu o Técnico agrícola Jorge que assistiu as famílias por quase três anos.  

Na reunião foi tratado de habitação, regularização dos cadastros, topografia, estradas, energia, água para consumo humano, apoio mulher e bolsa verde. Havia representação dos Assentamentos: São Tiburcio, Guanabara,  Santa Luzia, Santa Luzia do Riachão, Silvio Viana, Amor, Catucá, São João do Bom Conselho, Bom Conselho, Duas Barras, Duas Barras 2 e Flexeirinhas.

Tratando ponto-a-ponto, os assentados  e lideranças como Agenor, Antônio Alves e Antônio Francisco foram ouvidas. Algumas respostas  dadas,  agendas e compromissos acertados pela superintendente do Incra Lenilda Lima, assessorada por Katúcia, da Obtenção de terras; Alessandra, que é Adjunta e responde pelos créditos; Ana Bela respondeu sobre assistência técnica e PRONAF; Isabel, integrante  do grupo de regularização de lotes e, Marcos Bezerra que coordena as obras de infraestrurua.  A reunião teve duração das  11  às 17 horas. Os trabalhadores voltaram ao campo satisfeitos e uma comissão do MTL irá acompanhar o cumprimento do acordado . O Incra se comprometeu que em 30 dias responde as demais questões que careçam do orçamento.

 

 (Coordenação do MTL/AL)

 

 

mais fotos: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.428121980533720.103820.100000077669022&type=3 e

As mais Acessadas