domingo, 7 de agosto de 2011

Incra deve entregar pontes para 25 assentamentos alagoanos até setembro



Sex, 05 de Agosto de 2011 17:15
Os assentados de Quinta da Serra, no município de Viçosa, comemoram os benefícios trazidos pelas obras do Incra antes mesmo de as estradas estarem concluídas. Os dois acessos ao centro da cidade, onde vendem seus produtos na feira livre, estavam obstruídos depois das enchentes e o único meio de transporte era o cavalo. Com três pontes já construídas, além de uma restaurada e vários trechos de bueiros concluídos, a produção já pode ser escoada e, segundo eles, a alegria voltou à comunidade.

05_08_11_pontes_alagoas_ascom_incra_al3Esses assentados e outras famílias de mais 25 assentamentos alagoanos, com obras de infraestrutura previstas para este ano, vão receber até setembro, todas as pontes e passagens molhadas prontas para uso. Mesmo com as chuvas intensas, o Incra em Alagoas tem priorizado esses serviços com o objetivo de preparar a retomada dos trabalhos de pavimentação no final d período de chuvas. Em todo o estado, o Incra tem 16 obras de construção de estradas.

A superintendente do Incra em Alagoas, Lenilda Lima, informou que pretende ampliar os trabalhos de infraestrutura que já beneficiam 1.320 famílias em sete municípios. “Essas obras se encaixam nesse novo perfil da reforma agrária que queremos, com distribuição de terras, mas com assistência técnica, crédito e melhorias dos serviços que possibilitem o escoamento da produção”, explicou. A superintendente está em Brasília em busca de mais recursos para e antes da viagem, ela anunciou um novo processo licitatório para obras em mais três municípios.

As obras em andamento priorizam os municípios em estado de emergência e de calamidade atingidos pelas enchentes dos rios Paraíba e Mundaú em 2010. De acordo com o coordenador de Infraestrutura, Marcos Bezerra, o Incra vai realizar novas obras em assentamentos dos municípios de Matriz de Camaragibe, São Luiz do Quitunde e Jacuípe, castigados com as enchentes do ano passado e com as chuvas deste ano. “Além de atender as famílias assentadas, há obras de maior alcance, a exemplo das realizadas em Viçosa, Quebrangulo, Joaquim Gomes e União dos Palmares, que beneficiam toda a população dessas cidades”, destacou o engenheiro do Incra.

Interligações
Em Quebrangulo, uma obra de pavimentação para atender o assentamento Manivas Romualdo vai melhorar o tráfego de acesso à cidade e a diversas comunidades rurais. Com as estradas que vão interligar os assentamentos Serrana e Limão, em Joaquim Gomes, e os assentamentos Chico Mendes, Cavaco, Serra Preta, Gordo e Santa Maria, em União dos Palmares, o Incra está atendendo a uma antiga reivindicação das populações locais. A obra vai integrar os dois municípios através da ligação entre as BRs 101 e 104.

O Incra também realiza obras no município de Branquinha, nos assentamentos Nova Esperança, Zumbi dos Palmares, Flor do Mundaú e Eldorado dos Carajás. Em Viçosa, está sendo atendido o assentamento Quinta da Serra, mas as obras de construção de estradas e pontes vão beneficiar várias comunidades ribeirinhas. Em Cajueiro, cidade vizinha, o assentamento Loango terá duas de suas principais estradas pavimentadas com piçarra até o final do ano. Uma das obras de pavimentação e de construção de pontes em Atalaia vai beneficiar as famílias dos assentamentos Milton Santos, Ouricuri II, Miranda, São Pedro II, São Luiz, Varese, Brasileira, Ipê Amarelo, São Macário, Santa Fé e Satubinha.

Viçosa
Os assentados de Quinta da Serra, em Viçosa, percorrem 8 quilômetros de estradas que ligam a AL 210, no trecho entre Viçosa e Paulo Jacinto, à rodovia de acesso a Mar Vermelho. A ponte que interliga as das cidades atende não somente aos assentados, mas a comunidades ribeirinhas e outras propriedades rurais. Com o trabalho do Incra e também com a ponte principal sobre o rio Paraíba, construída pelo governo do Estado com recursos para os municípios vitimados pelas enchentes, a obra ganha importância regional.

05_08_11_pontes_alagoas_ascom_incra_al1Para o assentado Antônio Narciso dos Santos, poder transportar sua produção com rapidez e facilidade já é motivo de satisfação. “Antes dessas pontes, a dificuldade era muito grande para todos, era um desespero”, lembra Seu Narciso, ao contar que chegou a esperar três dias durante as enchentes para que o nível das águas baixasse e ele pudesse levar seus produtos à cidade.

“A riqueza desse assentamento, agora, são essas estradas e essas pontes, só quem vive aqui e sofreu o que sofremos sabe disso”, afirma o agricultor de 41 anos, que vive com a mulher e quatro filhos. Em seus quase 6 hectares de terra, seu Narciso planta macaxeira, batata, inhame, milho e feijão. “Meu milho não deu muito bom esse ano, mas teve vizinho meu que plantou muito e sofreu pra levar à cidade e vender no São João; fez pena”.

Acompanhamento e Planejamento
O técnico agrícola Claudionor Oliveira, da empresa de assistência técnica que atua no assentamento, explicou que agora será possível acompanhar e planejar a produção de maneira mais eficiente. “A obra vai melhorar o escoamento da produção, mas é importante lembrar que havia um problema ainda maior: a falta de acesso a qualquer serviço público na cidade; as famílias viviam ilhadas”.

O assentamento Quinta da Serra tem 55 famílias divididas em lotes de 5,5 hectares. No total, são 425 hectares obtidos pelo Incra, por desapropriação, no ano de 2007. O projeto de assentamento foi criado um ano depois. As famílias já receberam seu primeiro crédito, o Apoio Inicial, para iniciar a nova vida de assentado. No momento, aguardam a licença ambiental do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para iniciarem a construção de suas moradias.

www.incra.gov.br/

Nenhum comentário:

As mais Acessadas