segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Incra inaugura guarita para vigiar assentamento de Dorothy


05/08/2011


O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) vai inaugurar neste sábado (6) uma guarita no PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável) Esperança, em Anapu (PA), onde a missionária Dorothy Stang foi assassinada em 2005.

O objetivo da guarita --a primeira a ser instalada pelo Incra-- é coibir o transporte ilegal de madeira, frequente no assentamento. Em junho, um grupo de madeireiros armados invadiu o local para levar madeira extraída dentro da área, que foi apreendida pela Polícia Federal.

No local haverá vigilância 24 horas, com um funcionário por turno. O serviço será prestado por uma empresa terceirizada. Caso a ideia dê certo, poderá ser implantada em outros assentamentos.

O PDS Esperança tem duas entradas. A construção de uma segunda guarita deverá começar na próxima semana.

As obras estão atrasadas. Em abril, o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) divulgou que as duas guaritas ficariam prontas em cem dias.

Segundo o Incra, o atraso ocorreu no processo de licitação. A obra custou R$ 45 mil.

Desde janeiro, um grupo de moradores se revezava para vigiar as entradas por conta própria. Cerca de 180 famílias vivem no PDS Esperança, que possui área de 23.175 hectares.

jornalfloripa.com.br

Nenhum comentário:

As mais Acessadas