domingo, 7 de agosto de 2011

Campanha incentiva distribuição de cartilha ‘proibida’ por Monsanto

Flavia Bernardes


Um movimento on-line voltou a incentivar a distribuição da cartilha “O Olho do Consumidor”, criada em 2009 para orientar os brasileiros sobre a conformidade orgânica no País. Na ocasião, movimentos ligados à agricultura familiar chegaram a denunciar que a cartilha havia sido proibida pela Monsanto, empresa ligada ao agronegócio.

Feita com ilustrações de Ziraldo, a cartilha foi lançada para divulgar a criação do “Selo do Sisorg” (Sistema Brasieliro de Avaliação de Conformidade Orgânica), que visava a padronizar, identificar e valorizar produtos orgânicos, orientando o consumidor. Entretanto, chegou a ser retirada do ar, levantando suspeitas sobre a pressão do agronegócio para que a cartilha não fosse distribuída, mas a Monsanto negou qualquer interferência na campanha.

A cartilha é publicada atualmente através do link http:
//www.prefiraorganicos.com.br/media/14005/o_olho_do_consumidor.pdf

Ela pode ser acessada por todos os interessados. A campanha via internet, além de incentivar a distribuição do material, fomenta a Campanha Nacional contra o uso de agrotóxico e pela vida, organizada pela Via Campesina, que conquistou uma de suas primeiras vitórias no Espírito Santo esta semana.

A vitória é relativa à aprovação do projeto de lei que proíbe o uso de aeronaves para a pulverização com agrotóxico no município. A medida foi motivada após inúmeros problemas de contaminação de áreas públicas

como escolas e praças, assim como áreas de agricultores familiares, cujo cultivo dispensa o uso de venenos agrícolas.

Neste contexto, o livreto, que teve tiragem de 620 mil cópias, apesar de ter sua distribuição dificultada na ocasião, conforme denúncia do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), promete voltar com força total.

A intenção é alertar a sociedade para o ato de que o agricultor orgânico não cultiva transgênicos porque não quer colocar em risco a diversidade e variedades da natureza e nem a saúde dos consumidores. Segundo o MST, os transgênicos são plantas e animais nos quais o homem coloca gentes tomados de outras espécies.

A campanha, que começou via email, também vem sendo divulgada nas redes sociais da internet.
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