quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sem-terra realizam manifestações em 17 Estados e no DF


24/08/2011 às 08h49min - Atualizada em 24/08/2011 às 08h49min





Em um dia de manifestações de trabalhadores sem-terra pelo país e que começou com a invasão do prédio do Ministério da Fazenda, em Brasília, representantes do movimento pró-reforma agrária registraram ações em pelo menos 17 Estados e
no DF nesta terça-feira.

Após a invasão ao ministério, o governo havia prometido receber ainda hoje os manifestantes. Cerca de 1.000 manifestates bloquearam a entrada da sede da pasta entre as 5h30 e as 13h de hoje.

O protesto em Brasília, no entanto, foi apenas uma das várias ações que marcam a Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária. O movimento, liderado pela Via Campesina --que reúne o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), CPT (Comissão Pastoral da Terra) e Movimento dos Pequenos Agricultores, entre outros, reivindica mais recursos do governo federal para a reforma agrária e a renegociação de dívidas de pequenos agricultores.

Veja quais ações já foram realizadas durante a jornada, segundo comunicado da Via Campesina:

ALAGOAS

Agricultores entraram, na manhã desta terça-feira (23), no pátio da usina hidrelétrica de Paulo Afonso, da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), localizada na divisa entre Alagoas e Bahia. Outro grupo de trabalhadores rurais invadiu o prédio da Eletrobrás, em Maceió.

No início da tarde, mais duas ocupações foram realizadas: superintendência Regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), na praça Sinimbu e a Secretaria do Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário de Alagoas.

BAHIA

O movimento montou acampamento em frente à Universidade do Vale do São Francisco, na cidade de Juazeiro. O objetivo da ação é debater o problema das barragens, o combate ao uso de agrotóxicos, o incentivo à agroecologia e o endividamento dos agricultores.

BRASÍLIA

Entre 1.000 e 4.000 trabalhadores sem-terra bloquearam a entrada do edifício do Ministério da Fazenda pedindo uma audiência com a presidente Dilma Rousseff. O grupo desocupou o local após o governo concordar em fazer uma reunião com seus representantes.

CEARÁ

Ocupação da sede nacional do Departamento Nacional de Obras contra a Seca, em Fortaleza, nesta terça-feira (23). Os manifestantes querem a proibição da pulverização aérea de agrotóxicos na Chapada do Apodi, na divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte.

A sede da Caixa Econômica Federal, em Fortaleza, também foi ocupada pela Assembléia Popular.

ESPÍRITO SANTO

Ocupação da Superintendência Regional do Incra, em Vila Velha, na segunda-feira (22).

MATO GROSSO

Acampamento em frente à sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), na segunda-feira, para cobrar a retomada do processo de reforma agrária.

MATO GROSSO DO SUL

Ocupação do prédio do Incra de Campo Grande, na manhã de segunda-feira. Segundo a Via Campesina, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) também participa da mobilização.

A sede do Incra em Dourados também foi ocupada por camponeses, que pressionam o governo a realizar a reforma agrária.

MINAS GERAIS

Ocupação da sede da Superintendência Regional do Incra, em Belo Horizonte. Os manifestantes pedem terras para assentar famílias acampadas e reassentamento de famílias atingidas por barragens.

PARÁ

O MST ocupou quatro fazendas na região sudeste do Estado: fazenda Pequizeiro, em Marabá; fazenda Calmer, em Tucumã; fazenda Nova Era, em Eldorado do Carajás e uma fazenda no município de Ipixuna.

Os integrantes do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) iniciaram uma marcha nesta terça-feira em direção à barragem de Tucuruí, também no Pará. Eles querem cobrar acordos firmados em 2005 que ainda não foram cumpridos pela Eletronorte, administradora da barragem.

Em Altamira, um grupo de moradores está acampado desde segunda-feira perto da UFPA (Universidade Federal do Pará). Eles querem frear a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu.

PARAÍBA

Nesta terça-feira foi realizado um ato em frente ao Incra e à Energisa --distribuidora de energia do Estado--, em João Pessoa. Os manifestantes protestam contra o aumento de 8,06% nas contas de energia, reajuste aprovado pela Aneel (Agencia Nacional de Energia Elétrica) também nesta terça.

PARANÁ

Movimentos sociais realizaram atos políticos e audiências públicas em Curitiba, Londrina, Maringá, Laranjeiras do Sul, e Francisco Beltrão

PERNAMBUCO

Duas fazendas em Pernambuco foram ocupadas pelos sem-terra na madrugada de segunda-feira. Elas são reivindicações antigas do movimento. Em nota, os sem-terra afirmaram que 117 famílias entraram na fazenda Serro Azul, em Altinho, e 50 famílias invadiram a fazenda Consulta, em São Joaquim do Monte.

Esta última fazenda foi onde ocorreu a morte de quatro seguranças da propriedade em confronto com agricultores do MST, em fevereiro de 2009. Segundo o movimento, a fazenda Serro Azul foi invadida em abril e desocupada em junho.

RIO GRANDE DO SUL

Centenas de trabalhadores rurais realizam manifestações no interior do Estado, incluindo a interdição de rodovias. As cidades atingidas são Santana do Livramento, Bagé, São Luiz Gonzaga, Júlio de Castilhos, Piratini, Tupã e Manoel Viana.

RONDÔNIA

Trabalhadores e agricultores atingidos pela Usina de Samuel bloqueiam a rodovia BR 364. As famílias reclaram da falta de amparo social e de infraestrutura.

SANTA CATARINA

O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) realizou uma audiência com uma comissão da Via Campesina sobre a pauta da Jornada Nacional de Lutas. Além disso, manifestantes ocuparam uma agência do Banco do Brasil, em Chapecó.

SÃO PAULO

O MST ocupou novamente a fazenda Santo Henrique, da empresa Cutrale no município de Borebi (308 km de São Paulo). Cerca de 400 pessoas ligadas ao movimento entraram na fazenda Santo Henrique por volta das 6h.

Os sem-terra afirmam que a fazenda pertence à União, é ocupada irregularmente pela Cutrale e deveria ser destinada à reforma agrária. A fazenda já havia sido invadida em 2009.

SERGIPE

Manifestantes trancaram uma estrada no município de Japaratuba e realizaram um ato em Alto Sertão, em frente a agências do Banco do Brasil e do Banco Nordeste.

TOCANTINS

Manifestantes do Acampamento Sebastião Bezerra da Via Campesina iniciaram, no domingo (21), uma marcha rumo à cidade de Porto Nacional. Lá, realizarão um ato em defesa da reforma agrária.

por agencia de notícias: www.jornalfloripa.com.br

Nenhum comentário:

As mais Acessadas