quinta-feira, 21 de julho de 2011

Aprenda a fazer uma armadilha para matar os mosquitos da dengue



A dengue e a dengue hemorrágica (a forma mais grave) são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Com hábitos diurnos, o mosquito se desenvolve em água parada. Ele se diferencia dos outros pernilongos, pela sua cor escura, beirando o preto, marcada por listras brancas. Além disso, essa espécie é menor que um pernilongo.
Segundo estimativas do Ministério da Saúde, em 2010, aproximadamente um milhão de pessoas foram infectadas pelo vírus da dengue e o número de mortos chegou a 550. Neste ano, o Ministério já divulgou um mapa com 16 estados brasileiros mais suscetíveis a Dengue, são eles: Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
O verão é a estação do ano mais propícia ao desenvolvimento da dengue. Isso acontece por causa das constantes chuvas que acabam resultando em acúmulo de água limpa nos mais diversos locais, desde uma piscina desativada até uma tampa de garrafa descartada inadequadamente.
Portanto, para evitar que estes mosquitos se desenvolvam, não deixe acumular água em vasos de plantas e xaxins ou então substitua a água do vaso por areia grossa umedecida. Evite plantas que acumulem água como bambus, bromélias, espadas-de-São-Jorge entre outras. Deixe garrafas e frascos de ponta cabeça e guarde-os preferencialmente em lugares cobertos, bem como os pneus velhos. Mantenha sempre as caixas d’água, poços e latões sempre bem fechados; e piscinas, calhas e lajes sempre limpas.
Para ajudar com a luta contínua contra destes mosquitos, a primeira ideia que se tem é a prevenção. Seguindo as dicas a cima é possível evitar a dengue. Outra maneira de ficar ainda mais protegido é utilizar armadilhas, que podem ser feitas em casa e servem tanto para o mosquito da dengue, quanto para outras espécies. O CicloVivo, seguindo a sugestão do professor de microbiologia da UFRJ, Maulori Cabral, dá a dica de como montar uma. As imagens do passo a passo foram retiradas do site guapiara.
 Material:

- Tesoura; Fita isolante; Lixa de madeira; Microtule;
- 1 garrafa plástica de 2 litros; Lacre da própria garrafa;
- Grão cru e Água 
Método:

Corte a garrafa plástica ao meio e separe as partes. Pegue a parte superior da garrafa (funil) e lixe-o na parte interna para tornar a superfície áspera. Corte um pedaço do microtule e “tampe” a boca da garrafa com o tecido, conforme indicado na galeria acima. Este tecido servirá para prender as larvas que estiverem dentro da armadilha. Para fixar o microtule use o próprio lacre da garrafa. Coloque comida dentro do copo; que pode ser qualquer grão cru triturado como arroz, alpiste, entre outros; a quantidade são três ou quatro grãos. Encaixe o funil com o bico para baixo dentro do copo, formado pela outra metade da garrafa e coloque água até a metade da altura do cone. Feito isso, vede as duas partes com fita isolante e sua armadilha estará pronta. Coloque-a em local sombreado. 

Fonte: http://www.ciclovivo.com.br

Nenhum comentário:

As mais Acessadas