segunda-feira, 25 de julho de 2011

Os 10 alimentos mais contaminados por agrotóxicos


 
Muito já se ouviu falar sobre o perigo do consumo de alimentos contaminados por agrotóxicos. Pois o elevado grau de

toxicidade pode causar problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e, até mesmo, câncer.


Preocupado sempre com a saúde e bem-estar dos seus consumidores, a www.NaturalemCasa.com explica melhor o tema e mostra quais são os alimentos mais contaminados por agrotóxicos.

A utilização de agrotóxicos na produção agrícola e a contaminação dos alimentos por estes elementos tóxicos têm sido preocupação no âmbito de saúde pública. Um estudo realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), iniciado em 2011, mostra que muitos dos mantimentos que consumimos normalmente estão contaminados.


O Projeto de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), realizado pela Anvisa em conjunto com os órgãos de vigilância de 25 estados participantes, mais o Distrito Federal, analisou diversos legumes, frutas e vegetais para ver o quanto estavam contaminados.

Os alimentos mais contaminados são:

  1. Pimentão (80,0%);
  2. Uva (56,40%);
  3. Pepino (54,80%);
  4. Morango (50,80%);
  5. Couve (44,20%);
  6. Abacaxi (44,10%);
  7. Mamão (38,80%);
  8. Alface (38,40%);
  9. Tomate (32,60%);
  10. Beterraba (32,00%).
Esses alimentos podem ser encontrados facilmente no prato dos brasileiros e, que muitas vezes são consumidos com o objetivo de ganhar saúde.

Dica! Para evitar a contaminação por agrotóxicos, o ideal é consumir produtos orgânicos. Mas como nem sempre é possível, por serem mais caros, é aconselhável tomar muito cuidado com os produtos antes de comprá-los e sempre lavar bem os alimentos antes de consumir.


 

Fonte:

www.NaturalemCasa.com

Nenhum comentário:

As mais Acessadas