sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Professores defendem agricultura familiar para proteger biodiversidade

PAÍS - ALIMENTAÇÃO

Professores da Universidade de Brasília (UnB) defendem a agricultura familiar para proteger a variedades de alimentos no país. O Brasil é considerado um dos centros de origem da biodiversidade agrícola no mundo.
  www.brasil.agenciapulsar.org  
  
Em entrevistas à Agência UnB, os professores destacaram a agricultura familiar como central para a preservação de espécies de alimentos.
Ricardo Neder lembra que “a diversidade de espécies agrícola está associada à sociodiversidade, representadas pelo pequeno produtor”.
Nagib Nassar explica que centros de origens são regiões onde surgiram os principais alimentos cultivados no mundo. Egípcio, Nagib veio estudar no Brasil justamente por encontrar aqui um centro de origem da mandioca. O pesquisador destaca que a diversidade genética é importante para a descoberta de espécies mais nutritivas e resistentes.
Já Tamiel Khan acrescenta que “em muitas ocasiões o geneticista não sabe onde encontrar as melhores espécies”. Para ele, o diálogo com o saber popular é essencial.
Segundo o professor Khan, a atuação dos agricultores familiares também é fundamental para proteger as variedades selvagens das espécies cultivadas, que “geralmente são as mais adaptadas às condições naturais de solo e clima”. (pulsar)

pulsar Brasil

Nenhum comentário:

As mais Acessadas