sábado, 9 de junho de 2012

Após denúncia, fiscais da DRT vistoriam construção de casas e apartamentos em Maceió

Construtora SAUER é denunciada por péssimas condições de trabalho em obra do Minha Casa Minha Vida.

Fiscais da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) apareceram para fiscalizar a obra nesta na sexta (8), segundo trabalhadores, para averiguar a existência de situação de risco e atrasos de até três meses de salários na construção civil, quando trabalhadores atearam fogo e bloquearam parcialmente a Avenida Cachoeira do Meirim, acesso ao Benedito Bentes. O MTL fez a denúncia na última quarta-feira (6).

Um pedreiro da construtora "SAUER" - empresa responsável pela obra - afirmou que estar recebendo seus vencimentos em dia, se negando a falar das condições de trabalho. "O atraso estar sendo apenas para os terceirizados, como da empresa MC do Recife", esclareceu.

Mesmo que as irregularidades sejam na empresa terceirizada, não exime a responsabilidade da contratada de ter mantido serviços e relações trabalhistas precários para burlar a legislação para diminuir os empregados com carteira assinada e os encargos. Afinal, a contratada é responsável por quem coloca em seu canteiro para tocar obra.

Uma empregada terceirizada que faz faxina confirmou que os atrasos salariais permanecem, e que não foi abordado todo mundo nem dado prazo para sanar as pendências após a visita de fiscais da DRT, dizendo que "demorou pouco e falou com poucas pessoas", sem precisar se houve constatação de irregularidades e eventuais punições.

É aguardar uma satisfação da DRT sobre o assunto e a extensão dessa fiscalização a outras obras do Minha Casa Minha Vida em Alagoas, que pelo visto anda sem fiscalização. Também preciso ser esclarecida qual é a responsabilidade da Caixa Econômica que financia as habitações com dinheiro público e é a quem cabe a fiscalização do cumprimento do contrato e a aplicação dos recursos financiados.

(MTL/AL)



 


Nenhum comentário:

As mais Acessadas